A genialidade e maestria de Washington Olivetto tornaram a publicidade brasileira uma das mais respeitadas em todo o mundo, com campanhas icônicas que marcaram gerações e, até hoje, fazem parte da memória nacional. Olivetto teve uma trajetória impecável, marcada por obras emblemáticas, como o “Garoto Bombril” e a campanha “O meu primeiro sutiã” da marca Valisère.
Com o comercial “Homem com mais de quarenta anos”, o publicitário ganhou o primeiro Leão de Ouro do país em Cannes, mostrando ao mundo, ainda em 1974, a potência do mercado publicitário brasileiro.
E como não lembrar da famosa campanha do “cachorrinho da Cofap”, citada pelo próprio publicitário como a que mais o divertiu em sua carreira? O tom irreverente de algumas de suas peças, por vezes, deu lugar à seriedade, como na propaganda da Folha de S. Paulo de 1987, que também foi premiada com um Leão de Ouro no Festival de Cannes.
Nem mesmo em um dos momentos mais difíceis da sua história Olivetto deixou de criar. Homem por trás do slogan “Democracia Corinthiana”, movimento político do time paulista na década 80, Washington foi sequestrado em 2001 e passou 53 dias no cativeiro. Neste período, rascunhou o projeto do livro sobre o movimento, que foi lançado em 2005 com o título “Corinthians. É Preto no Branco”.
Mais que um profissional da propaganda, Washington Olivetto se transformou em uma verdadeira lenda da publicidade, tendo sido eleito por duas vezes o publicitário do século pela Associação Latino-Americana de Publicidade. Ele também foi nomeado um dos 25 publicitários-chave do mundo pela revista britânica Media Internacional e venceu o Clio Lifetime Achievement Award, um dos prêmios de maior prestígio da publicidade mundial.
Suas conquistas, porém, não param por aí. Ele também foi escolhido o primeiro não anglo-saxão da história a entrar para o Creative Hall of Fame, do The One Club, considerado a “Calçada da Fama” dos profissionais da propaganda.
Longe dos holofotes, mas próximo das pessoas, Olivetto se destacou sempre pela forma simples, humilde e respeitosa com que tratava colaboradores e clientes. Se tornou uma liderança de prestígio para a sua equipe e, para desenvolver grandes trabalhos, buscou outros conhecimentos para além da própria publicidade.
Neste domingo, dia 13 de outubro, nos despedimos da sua presença física. O seu legado, porém, será lembrado para sempre por todos aqueles que se inspiram em sua história. Uma história, aliás, à altura da genialidade que o fez se tornar um gigante.