
A Prefeitura de Itapoá promove diversos eventos tradicionais relacionados à época natalina no município, como concursos de guirlandas e de decorações, para integrar a população e incentivar o comércio local a decorar suas fachadas. Os concursos e eventos eram realizados de forma isolada, sem fazer parte de um único projeto e sem mote de comunicação definido.





Era preciso, então, unificar e consolidar os eventos, de forma que agregasse todos em um único programa, fazendo com que ele tomasse forma e fosse reconhecido pela população. Criou-se, assim, o “Um Toque de Natal”, um título forte e de fácil assimilação, que passou a ser utilizado nas festividades de 2017. O projeto deveria, também, criar engajamento entre os munícipes e transformar o evento atrativo, também, aos turistas.

Desenvolvemos uma marca que representa o espírito natalino e, ao mesmo tempo, incorpora elementos característicos do município de Itapoá. Para isso, usamos o farol da cidade, um ponto turístico amplamente conhecido, tanto pelos moradores quanto pelos turistas. Além disso, o formato do farol é similar ao do tradicional caramelo natalino, doce distribuído em diversos países nessa época do ano e adotado pela nossa cultura em formato de enfeite.



Unimos, também, texturas e ilustrações feitas à mão, remetendo a uma aquarela, proporcionando à marca um tom acolhedor e familiar, além de se relacionar ao artesanato, bastante valorizado nos concursos promovidos. Ramos de azevinho e flocos de neve também completam a marca, com um tom intimista e encantador.

Criamos peças para plataformas diversas, como vídeos, cavaletes, flyers, outdoors, anúncio de jornal e folders, fazendo uso da identidade desenvolvida para envolver a todos os públicos no clima de alegria e confraternização de final de ano, ponto necessário para divulgação, assimilação e futura boa repercussão do evento.

